domingo, 10 de maio de 2009

“Contra Burguês, baixe Mp3!"


É meus caros...a indústria fonográfica vai dando seus últimos suspiros e, como é de praxe, justo na hora do adeus, usa de todas as vias possíveis, e impossíveis, pra parasitar o máximo possível e tentar sobreviver. Mas de nada adianta esses espasmos de sobrevida...logo ela vai bater as botas.

Digo isso baseado em alguns ocorridos mais recentes, onde se vê as grandes gravadoras se ferrando em quase todas as linhas de combate. Dois casos que gostaria de destacar são o francês e o sueco.

No primeiro, o parlamento acaba de derrubar projeto que permitia a uma espécie de APCM de lá, enviar carta informando ao destinatário que havia praticado atos ilícitos quando do ato de download de arquivo protegido por direitos autorais. Na terceira advertência, o cidadão poderia ter seu acesso a net cortado por até um ano! Coisa maluca, não? Imagine o grau de vigilantismo a ser implantado na web pra que algo desse tipo fosse viável? Acho que o espírito de Vichy ainda ronda por lá. Me lembrou o projeto daquele imbecil que ainda há de ser votado por aqui...mas será que é esperar demais do Congresso Brasileiro ter o mesmo bom senso do Francês? Lembrando que lá, a votação vitoriosa consistiu numa articulação dos partidos de esquerda, conjuntamente com a ausência de vários das direitas, o que impediu que o tal projeto passasse.

O outro caso que gostaria de apontar, esse muito mais interessante, trata do Partido Pirata Sueco (um dos mais fortes do mundo, juntamente do Norte-Americano, Espanhol, Alemão, Francês e Belga) que, atualmente, ascende ao patamar de terceiro maior partido do país, com cerca de 43.000 filiados! E o mais divertido: estão se preparando pra eleger um deputado para o parlamento europeu em junho próximo! Eu só queria ver a cara da turma das gravadoras quando isso acontecesse. Acho que vou assinar TV a cabo, só pra assistir ao Euro Chanel quando isso acontecer...se bem que isso não é necessário, é só pegar o sinal pirateado deles na net...

O Brasil tem o seu Partido Pirata também, não estritamente falando, por enquanto, mas apenas no sentido original de um grupo de indivíduos que possuem algo em comum. Aliás, no próprio sítio dos caras, existe a polêmica sobre a questão de se converterem, ou não, em uma força política formal. O que acham? Seria interessante para o avanço destas questões por aqui? Entrando no site deles dá até pra votar numa enquête sobre o tema. De qualquer forma, o representante brasileiro da pirataria virtual tem cerca de 900 afiliados, é consiste num grupo que cresce dia-a-dia por aqui.

Pelo lado da corja há algumas novidades também. As grandes gravadoras entraram com novo processo contra o The Pirate Bay, agora na justiça italiana, dado que já conseguiram a condenação deles na justiça sueca (processo esse em que o juiz responsável foi afastado por ter ligações com os sujeitos da ação...além disso, o TPB recorreu, o que vai empurrar a conclusão do processo por mais dois ou três anos.).

Outra iniciativa da turma carcomida é o processo sobre o Mininova, outros dos maiores sites de alocação de .torrent da web. A petição é da conta da Associação Anti-pirataria Brein, e o julgamento vai correr na justiça holandesa na semana que vem.

No frigir dos ovos isso pouco atrapalha...na verdade até ajuda bastante. Basta salientar que, após a condenação do The Pirate Bay, ouve uma explosão no número de afiliados dos partidos piratas europeus. É isso aí, o moribundo, ante de afundar, pode nos dar uma mão ainda.

Em suma, creio que, apesar de alguns reveses, e da insistência por parte dos poderes constituídos em tentar impor essa nova forma de censura que é a limitação do compartilhamento e da livre circulação dos bens culturais, o clima é de comemoração. Agora, esperemos alguns meses e anos até que os processos sejam concluídos...enquanto isso, vamos criando novos meios de compartilhamento e deixando a turma mais desesperada ainda. O mais novo é o The Pirate Google...aproveite com calma, porque até rolar todo o ritual formal da justiça, vão mais alguns anos...e nesse meio tempo o pessoal inventa novas formas de burlar.

Caos neles!!

4 comentários:

  1. Realmente esse é um caminho que não tem volta. Por mais que medidas reacionárias perdurem por um bom tempo. A indústria fonográfica é um morto-vivo contemporâneo.

    Contudo outras frentes de ação conservadora estão sendo abertas. Vide os projetos de censura a circulação da informação na rede mundial de computadores.

    Além disso, deve-se pontuar que a pirataria rompe com uma lógica da ordem instituida apenas em parte. Pois, não podemos negar que novas formas de consumo são derivadas dessas novas práticas, o que mostra a extrema capacidade de adaptação do Capitalismo.

    ResponderExcluir
  2. Merda!!

    Corrigindo: o projeto não foi aprovado mês passado por falta de córum...o que pegou até mal pro Sarkozy,já que sua bancada não compareceu à votação.

    Inacreditável! Ontem essa bosta foi a votação de novo e acabou passando...não esperava a sociedade francesa engolir uma dessa

    http://g1.globo.com/Noticias/Cinema/0,,MUL1123520-7086,00-FRANCA+APROVA+PROJETO+QUE+DESCONECTA+QUEM+FAZ+DOWNLOAD+ILEGAL.html

    ResponderExcluir
  3. Vocês estão submestimando as forças do antigo regime. Meu conselho é um contínuo aprimoramento das tecnologais de informação, 1 milhão de pessoas pensando juntos acabarão conseguindo burlar esquemas elaborados por meia dúzia. Fato.

    ResponderExcluir
  4. Sim Davidson...você tem razão...mas é o que eu disse no final do texto e você reforçou agora: novas formas de burlar essa putaria toda estão sendo criadas....e isso vai fazer com que essas leis caiam no vazio...

    Toda poder aos Piratas!!!!

    ResponderExcluir