terça-feira, 28 de abril de 2009

As forças democráticas em ação permanente

















Na história não são raros os momentos em que democracia e fascismo – seja ele estabelecido enquanto sistema político vigente, seja pulverizado em políticas públicas e ou organizações da sociedade civil – caminharam de mãos dadas. Caso paradigmático do século XX é a ascensão de Hitler ao poder, que se deu por vias democráticas, facilitado por um estado alemão que não sabia o que fazer num contexto de polarização ideológica extrema e forte insatisfação da sociedade – optou-se pela ‘ordem’...o resultado todo mundo sabe. Não que uma ‘nova ordem’, preconizada pelo outro lado, os comunistas alemães fortemente apoiados pelos soviéticos, daria em coisa melhor – a única diferença seria só a cor da merda.

Exemplo atual do fascismo à conta gotas pode ser observado na atual política do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, em relação à população de rua e às políticas sociais e urbanas. O Rio de Janeiro de Eduardo Paes não fica atrás: desde o primeiro dia de governo foi implantado na capital o “Choque de Ordem”. Na verdade nada mais do que ações visando mostrar serviço para classe média, abrir espaço pra turma da especulação imobiliária, deixar a vista bonitinha para os turistas e enxotar camelôs, pedintes, mendigos e outras ‘porcarias’ do “““espaço público””” (Três aspas estão de bom tamanho?!!). Sem falar, ainda, dos muros em torno das favelas...essa foi de lascar!!! Tem que entrar para Top five dos muros da História: Muro de Berlim, Muro Israel/Palestina, Muros do Gueto de Varsóvia, Muro EUA/México e, agora, Muro da Rocinha...tem coisa mais autenticamente brasileira que essa? Muro da Rocinha!!!? Deveríamos até tombá-lo como patrimônio cultural do país, afinal de contas, representa muito de nós.

Novidades? Nenhuma na verdade. É questão social à maneira da boa e velha tradição brasileira, tratada como caso de polícia e, no máximo, por meio de políticas assistencialistas que negam a autonomia e a liberdade dos sujeitos sociais em todos os sentidos.

Agora, dado que o Blog do C.I.S.C.O. está acompanhado a questão da polêmica sobre a pirataria na web, não poderíamos deixar de falar sobre matéria da Folha de SP tratando da APCM (Associação Antipirataria de Cinema e Música) – a fina flor do fascismo virtual. Financiada pela turma aí de baixo (vide quadro abaixo), vem perseguindo e fazendo de tudo pra bloquear as redes e links de compartilhamento de arquivos na net. Por que fascistas?! Leia a matéria e veja quais os princípios norteadores da rapaziada...dentre as máximas elaboradas pelo presidente a Associação, Antonio Borges Filho (policial aposentado), temos essa: "As pessoas não têm essa conscientização de respeito às normas. Às vezes, é preciso a repressão para que a coletividade entenda que tem de respeitar” (a ‘ordem’ novamente!). Junto disso, não devemos deixar de lado o também projeto fascista do Senador Azeredo que, se aprovado, poderia impulsionar em muito o trabalho da APCM.

No entanto, por enquanto apenas virtualmente, temos razão pra festejar. Apesar de o número de links bloqueados pela APCM vir aumentado bastante ano após ano (235% entre 2007 e 2008), a quantidade de blogs, sites, programas, .torrent e o caralho-a-quatro que estão surgindo vão muito, mas muito, além disso. Na web ainda respiramos autonomia, liberdade e acesso aos bens culturais. Como isso é possível? Simples...em função do caráter caótico do mundo virtual. No entanto, não podemos parar aqui, faça a sua parte, exerça sua autonomia! Mande a ‘ordem’ pro inferno.



Saúde e Anarquia pra todos!

Comunidade Anti-APCM no Orkut

Um comentário:

  1. Boa discussão sobre a formação do imaginário da 'ordem'.Dêem uma olhada!

    http://www.carlosmagalhaes.com.br/2009/04/28/o-mito-da-ordem/

    ResponderExcluir