sábado, 6 de junho de 2009

Parada Gay 2009!!



“Sem Homofobia, Mais Cidadania! Pela Isonomia dos Direitos!”

Esse é o lema da Parada Gay de 2009 – agora chamada oficialmente de Parada GLBT (Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais). Será realizada no próximo dia 14 DE JUNHO em São Paulo, na Avenida Paulista.

No ano passado, foram reunidas mais de 3,5 milhões de pessoas! Atualmente, o movimento GLBT é um dos mais forte e organizados em todo o mundo, e vem lutando pela conquista de direitos fundamentais, ainda negados, bem como pela erradicação do preconceito.

A proposta principal do evento desse ano é iniciar discussão pela conquista de inúmeros direitos negados aos grupos em questão, tais como: união civil, adoção, o usufruto, a dependência, a herança e etc.

Participe! Apoie! Informe-se!

Mais informações aqui

Assine o abaixo assinado a ser enviado para o Senado a fim de apoiar a aprovação de Projeto de Lei Complementar que condena atos discriminatórios de caráter homofóbico.

4 comentários:

  1. Na postagem acima, defendemos o abolicionismo penal e o rompimento com a lógica da criminalização do desvio, com a busca por outras formas de corrigir o erro que não a punição. Mecanismos que reforçam uma visão mais numanista do mundo.

    Até que ponto é contraditório defendermos uma lei que criminaliza a homofobia? Que a discurminação aos homossexuais é algo condenável não temos dúvida. Que deve haver a proteção dos discriminados também...

    Mas seria a criminalização a melhor forma?

    Fica a provocação.

    Não me pergunte, pois não tenho resposta para isso.

    ResponderExcluir
  2. Na verdade isso não me passou em branco quendo fiz o post, obviamente.

    A questão é que estamos dentro de uma lógica penal, de modo que ignorá-la por completo, e numa questão pontual assim, não adianta muita coisa. Até porque o direito penal não é o grande problema...ele é apenas consequência de algo bem maior...como vimos nos textos do abolicionismo.

    A homofobia é muito comum ainda, e na semana passada mesmo, surgiu na mídia, um caso de espancamento de um homossexual.

    Enfim, além do mais, como apoio o movimento, o que não significa que concorde com tudo que faz parte dele, achei melhor por o link pra petição...não é a melhor forma, mas acaba sendo um meio capenga de que essa classe tenha mais direitos.

    ResponderExcluir
  3. Concordo...

    Fiz o comentário apenas a título de provocação.

    De todo modo, é importante percebermos como a lógica da punição alcança até mesmo causas justas, que visam promover avanços sociais. Até que ponto seria justo alguém ser encarcerado por ofender outro? Medidas mais educativas e integradoras, promotoras do respeito mútuo não seriam mais interessantes?

    Aliás, com relação à agressão, essa já está tipificada. A homofobia seria agravante...

    ResponderExcluir