quarta-feira, 24 de junho de 2009

Minimizar os danos: a hora é agora!


O prazo para os vetos do presidente Lula à MP 458 se esgota. Ele tem até amanhã para barrar os pontos críticos da medida provisória que permitem a regularização de terras da Amazônia ocupadas irregularmente por empresas e grileiros, assim como a comercialização das propriedades.

A pressão dos movimentos organizados e da sociedade civil foi sentida nos meios da política institucional e uma promessa de vetos foi ventilada. Contudo, os setores ruralistas voltaram à carga.

É hora de renovar as ações nesse momento final.

Para isso, mande mensagens ao presidente Lula e divulgue esta mobilização entre seus amigos.

Basta clicar aqui.

2 comentários:

  1. Pelo que estou vendo rolar na web, ele deve vetar mesmo o artigo que trata da legalização das transferências para pessoas jurídicas, o que é uma vitória pros ambientalistas. Além de tudo, este artigo previa que as terras poderiam ser vendidas dali a um ano...tosco!!

    Está em dúvida, ainda, quanto à legalização de terras que estão em nome de terceiros.

    Esperemos que, no finaal das contas, a pequena agricultura familiar ganhe com essa história toda. Pelo menos em tese, vetando os tais artigos, isso vai ficar mais fácil.

    ResponderExcluir
  2. Algumas reprotagens da Folha sobre o veto de parte da MP 458 pelo Presidente Lula:

    A)Marina Silva critica MP da Amazônia e diz que mudança é retrocesso http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u586590.shtml
    B)Presidente Lula veta dispositivo de MP que transfere terras na Amazônia para empresas http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u586608.shtml

    Foram vetados o artigo 7 (todo) e parte do artigo 8, que fazia referência ao 7.

    A senadora Marina Silva afirmou hoje que "São R$ 70 bilhões em patrimônio público destinado para um grupo que resolveu aumentar seu patrimônio em prejuízo patrimônio de todos os brasileiros. É fundamental que o governo perceba que não vetar alguns artigos é avanço na área de floresta e promover injustiças muito grande".

    Apesar de não ter sido uma derrota total dos ambientalistas, este acontecimento é mais um mostra do processo de desmonte da politica ambiental nacional.

    ResponderExcluir