quinta-feira, 9 de julho de 2009

Seja um vencedor!



Às vezes dá vontade mandar tudo à merda!

Sou professor universitário, e ontem encerrei o semestre com meus alunos. Mas antes, pra fechar com chave de ouro, tive a oportunidade (será?!) de ler uma mensagem de férias que um “colega” meu deixou para seus alunos de um curso de licenciatura. Licenciatura hein! Para alunos que serão futuros professores!

Vemos aqui a fina flor do pensamento “ultra-individualista”, neo-liberal, “do cada um por si e Deus por todos”, do indivíduo atomizado empreendedor que vê, única e exclusivamente, o resto do mundo como degraus pra subir na vida, nada mais!! É lunático ensinar esses valores pra pessoas que, dali a pouco, estarão ensinando nosso filhos. Enfim, não vou falar mais nada...tire cada um as suas conclusões!!

Leiam a pérola abaixo:

“Um meio ou uma desculpa?

Não conheço ninguém que conseguiu realizar seu sonho sem sacrificar feriados e domingos pelo menos uma centena de vezes.

O sucesso é construído à noite! Durante o dia você faz o que todos fazem. Mas, para obter, um resultado diferente da maioria, você tem que ser especial. Se fizer igual a todo mundo, obterá os mesmos resultados. Não se compare à maioria, pois infelizmente ela não é modelo de sucesso.

Se você quiser atingir uma meta especial, terá que estudar no horário em que os outros estão tomando chopp com batatas fritas. Terá de planejar, enquanto os outros permanecem à frente da televisão. Terá de trabalhar enquanto os outros tomam sol à beira da piscina.

A realização de um sonho depende de dedicação.

Há muita gente que espera que o sonho se realize por mágica, mas toda mágica é ilusão, e a ilusão é o combustível dos perdedores pois: Quem quer fazer alguma coisa, encontra um meio, quem não quer fazer nada, encontra uma desculpa.”

Bom, depois dessa, fico imaginando como devem ser as aulas do cidadão. Parece que a escola está se tornando um lugar muito perigoso de se freqüentar...

Saúde e Anarquia pra todos!

4 comentários:

  1. Já dizia o grande mestre Paulo Freire, a Educação é um ato político... Falei isto no inicio do período letivo para os meus alunos, afirmando que durante as aulas minhas opiniões estariam sempre incorporadas ao meu discurso. Não consigo simplesmente falar de dinâmica ecossistêmica sem citar os efeitos do desmatamento sobre a mata atlântica e o que pode acontecer com o planeta se fizermos o mesmo com a Amazônia.

    O esforço individual é importante, com certeza! Caso contrário, não seria o que sou hoje. Mas, nem por causa disto deixei de Beber, comer pizza e batatas fritas. Adorava ir ao famoso “Bar das Coxas”, na Rua Direita de Ouro Preto, às segundas-feiras! É segunda-feira, e nem por isto deixei de ser um bom aluno, aliás, foi a fase mais produtiva da minha graduação. Por sinal, passei a ter convicção de que viver vai além de feriados e fins de semana perdidos (sacrificados).

    Foi nesta época que passei por uma transição, de um biólogo em formação com uma visão restrita de meio ambiente - ele lá e nós aqui - uma dicotomia defendida por aqueles conformados com o mundo em que vivemos (geralmente favorecidas por este - não era o meu caso!). Passando a ser um profissional consciente de que a única solução para a humanidade é a integração com a natureza, não no sentido de sair da cidade e viver no meio de uma floresta, mas uma nova visão. Segundo a qual, o consumismo é incompatível com a sobrevivência no planeta, que o desenvolvimento da nação é muito mais que ter roupas da moda e um carro novo. Por sinal, acho que passa bem longe disto.

    Mas temos que batalhar pelo sucesso, não é? Enquanto as pessoas normais tomam sol, bebem cerveja ou estão em frente à TV, você deve planejar, estudar, se dedicar, para alcançar seus sonhos! Ok, você passa sua vida toda sacrificando estes momentos e depois de tanto trabalho você poderá se dedicar a gastar todo o seu “sucesso” com remédios, enquanto a maioria simplesmente vive (“Não se compare à maioria, pois infelizmente ela não é modelo de sucesso.”).

    ResponderExcluir
  2. O pior é que esse tipo de discurso fácil - fórmula de sucesso permeada pelo que de mais nojento existe na perspectiva individualista, capitalista, chauvinista e, a título de provocação, pragmática - cola, justamente porque tem respaldo.

    Mais preocupante que a existência dos idiotas que produzem esse tipo de discurso é a recepção dessas formulações.

    Viver em uma sociedade livre de idiotas é uma utopia e a sua busca pode significar um regime totalitário. Conviver com opiniões diversas, por mais idiotas que elas sejam é algo que devemos aprender e um exercíciom diário de paciência que devemos fazer.

    A questão é quando esse tipo de visão começa a se tornar hegemônica em uma sociedade... e até onde sei, e com discursos como esse que os famosos livros de auto-ajuda empresarial se tornam best-sellers.

    Isso é muito preocupante... é sinal de que vivemos, antes de tudo, uma crise moral... que se reflete em uma série de práticas que embassam estruturas de autodestruição, como mecanismos de produção e consumo absurdos, esgotamento dos recursos naturais, proliferação da desesperança e da depressão etc.

    Como se diz, o sistema capitalista é antes de tudo uma forma de relação social. E é baseada em valores como esses que ele se sustenta.

    ResponderExcluir
  3. Esse professor é mais um daqueles que repousa sua indiferença na conta bancária... daqueles que trocam sua função educadora pelo discurso ditador de um sistema "ultraexplorador"...

    É engraçado ver que ao inves de livres pensadores a educação forma não-pensadores... ninguem ta preocupado com nada a não ser encher a burra de dinheiro...

    Quando é o proximo meteoro mesmo!?

    ResponderExcluir
  4. Não consigo notar a incoerência do discurso! Principalmente na parte que diz que a maioria não é modelo para o sucesso.

    Eu não repetiria estas palavras em um tom conformista, encarando a situação como adequada e natural. E obviamente ninguém chega ao sucesso somente por causa força de vontade.

    Eu vivo me sacrificando para conseguir o que quero, toda hora e todos os dias. Eu faço artes e estudo para ser cineasta, prefiro ir ao cinema a ir à faculdade. Ao mesmo tempo, deixo de sair muitas vezes porque estou envolvida em alguma pesquisa, estudando. Isto me faz crescer na área, e tenho a impressão de que hoje estou mais preparada do que ontem.

    É exatamente esta minha motivação, para o que eu vivo, e isto vale mais pra mim do que uma rodada de cervejas ou um programa na tv! Muito, muito mais!

    Meu sucesso é a existência de minha carreira, minha produção, minha contribuição, este é meu objetivo.

    Por favor, expliquem o absurdo das palavras entre aspas!

    ResponderExcluir